COLOCAR FAIXA NO CABELO DE BEBÊS PODE ACARRETAR EM SÉRIOS DANOS À SAÚDE

A faixa de cabelo, adereço bastante usado em crianças, principalmente em meninas antes de completarem os primeiros anos de vida, pode acarretar em sérias complicações e trazer danos, algumas das vezes, irreversíveis à saúde da criança.

Esse adereço é utilizado há muitos anos em nossa cultura ocidental, ainda nos primeiros dias após o nacimento das crianças, como forma de diferenciar as meninas de meninos e/ou por ser considerado bonito pelas mães.

As faixas muitas vezes são acompanhadas de grandes adereços com intuito de combinar com a raupa das crianças e deixar com um visual mais bonito, mas nem sempre confortável para os pequenos.

MÉDICOS FAZEM ALERTA A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE FAIXAS DE CABELO EM BEBÊS

Após um estudo comportamental em bebês recém nascidos, o médico Dr. José Eduardo, professor do Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual, publicou em suas redes sociais um alerta muito importante para os pais e responsáveis pelos bebês, que de acordo com ele, isso deveria se tornar do conhecimento de todos devido a importância para a saúde das crianças.

O alerta feito pelo médico serve para todos os pais e responsáveis por bebês de até 18 meses de idade e se refere a utilização de faixas de cabelo em meninas.

De acordo com o especialista, usar faixa na cabeça do bebê causa refluxo gastroesofágico, insônia crônica e pode comprometer a evolução dos ossos do crânio caso seja muito apertado, comprometendo assim o funcionamento de todo o corpo do bebê.

DETALHES QUE INDICAM DOR E DESCONFORTO PODEM SER FACILMENTE IDENTIFICADOS PELOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Ainda segundo o Dr. José Eduardo, alguns detalhes sobre o comportamento da criança devem ser observados pelos pais, pois podem indicar dor e desconforto causados pelo uso da faixa colocada em suas cabeças.

Dentre os sintomas principais relacionados ao uso da faixa, estão:

  • O bebê se movimenta inquietamente tentando sempre retirar a faixa;
  • O comportamento da criança muda após a colocação da faixa, deixando-o irritado ou sonolento;
  • No dia em que o bebê faz uso da faixa, ele dorme mal e chora além do normal.

Compartilhe essa notícia com as mães e responsáveis pelos bebês para que seja do conhecimento de todos!