Você conhece a psicologia por trás das caixas de cereal?

Pouca gente se da conta do quanto o marketing influencia no nosso hábito de compras, mas a verdade é que somos diariamente bombardeados por esse tipo de informação e estímulo. Uma universidade norte-americana, por exemplo, usou as caixas de cereal como objeto de estudo e o que eles descobriram é bem interessante.

psicologia-cereal

Segundo o resultado desse estudo, existem dois fatos recorrentes entre as mais variadas marcas de cereal. Primeiro, o personagem estampado na caixa está sempre olhando para baixo e, segundo, as caixas são sempre distribuídas em prateleiras baixas do mercado.

Os pesquisadores concluíram que isso se deve ao fato de que o cereal é um alimento cujo público alvo é especialmente infantil. Então, os olhos dos personagens voltados para baixo influencia na sensação de contato visual da criança, o que influencia na escolha de compra. A disposição na prateleiras baixas tem o mesmo fator, é para aproximar o produto de seu público alvo.

psicologia-cereal2

Apesar disso, o resultado não depende apenas da idade do consumidor e o contato visual tem efeito em várias faixas etárias. O estudo seguiu para um teste prático, no qual os voluntários respondiam perguntas tendo com base duas caixas de cereal, uma na qual o personagem olhava para frente e outra para baixo. Os consumidores deram um feedback melhor para os produtos com os quais realizavam contato visual. Desta forma, ficou claro que o marketing influencia no comportamento de compra.