Mulher desenvolve cirrose pelo uso contínuo de tinta de cabelo

A cirrose é o grande pesadelo de muitos alcoólatras, enquanto que as raízes brancas são o grande pesadelo de muitas mulheres (e homens, em menor escala talvez). O que as duas coisas tem a ver? Bem, até pouco tempo atrás, nada. Mas tudo mudou depois que um caso inédito foi registrado na China.

cirrose-tintura

O caso aconteceu em Harbin e a mulher foi identificada apenas como Sra. Chen. Foi revelado que ela usou, por 10 anos, tinta de cabelo mensalmente para combater a chegada da idade. O que parecia inofensivo acabou desenvolvendo uma cirrose química no corpo da mulher. Cirrose não tem cura e, geralmente, acaba tendo como única alternativa o transplante de fígado.

cirrose-tintura2

O marido da Sra. Chen foi quem notou algo estranho, ao perceber a pele da esposa amarelada. Os dois seguiram para o hospital, onde foi constatado um problema no fígado. No entanto, foi necessária uma verdadeira investigação para descobrir o motivo do problema. Depois de muita conversa, os médicos foram capazes de determinar a tintura de cabelo como causadora do problema.

Vale ressaltar que o uso esporádico da tintura de cabelo não traz riscos, mas e sempre bom tomar cuidado com os ingredientes daquilo que usamos. O couro cabeludo absorve químicas com facilidade, então vale a precaução!