Da pra acreditar? Esses animais vivem no deserto do Saara

Nós somos tão acostumados com um clima equilibrado que, as vezes, é difícil acreditar que existe vida em outros biomas. Afinal, mesmo em regiões de temperatura extrema existem animais com corpos próprios para aquela realidade. Quer conhecer mais?

1. Fenecos

animais-deserto

Conhecido como raposa do deserto, o feneco é o menor canídeo do mundo. Ele pesa, em média, 1 kg quando adulto e atinge 20 centímetro de altura. Esses animais tem os rins adaptados para a vida no deserto. Sua audição é extremamente aguçada, sendo capaz de identificar presas abaixo do chão. Além disso, essas raposinhas também são capazes de escalar árvores.

2. Mabeco

animais-deserto2

Esses animais são uns dos maiores caçadores do mundo, com uma taxa de 80% de sucesso em seus ataques – para se ter ideia, os leões atingem apenas 30%. Esses cães selvagens são adaptados para a vida no deserto.

3. Lagarto-monitor

animais-deserto3

Esses animais são bastante ativos durante o dia, mas entram quase em modo de espera durante a noite, podendo se tornar bastante agressivos. Eles caçam pequenos mamíferos e contam com a ação de seu forte veneno nos abates.

4. Víbora chifruda 

animais-deserto4

Conhecidas como víboras chifrudas do deserto, trata-se de animais muito bem adaptados ao deserto. Elas vivem principalmente sob a areia para resistir as altas temperaturas e atacam a noite. Elas conseguem se camuflar muito bem na areia, tornando seu ataque ainda mais eficaz. Elas possuem um veneno poderoso e alcança até 50 centímetros de comprimento.

5. Escaravelho do deserto

Shamwari Wildlife

Sabe essa bolinha que você vê na imagem? É uma grande bola de cocô, isso mesmo. Os escaravelhos são “coletores” de cocô. Eles acumulam excrementos de outros animais e carregam pelo deserto. Isso faz parte de sua alimentação e até seus ovos são depositados nessas bolas.

6. Gazelas dorcas

animais-deserto6

Esse animal é um dos mais típicos do deserto do saara, pode chegar a 65 centímetros de altura e pesa, em média, 23kg. Esses animais são conhecidos pela agilidade de fuga quando são atacados.

7. Dromedários

animais-deserto7

Os dromedários são animais muito famosos. Comumente confundidos com os camelos, esses animais possuem uma corcova só – enquanto seus primos possuem duas. Essas corcovas são reservas de gordura, que são usadas em momentos de dificuldade alimentar. Esses animais são capazes de ingerir até 10 litros de água de uma única vez! A água é absorvida pelo corpo de forma instantânea e pode aumentar o volume de sua corrente sanguínea em até 2,5 vezes.

8. Adax

animais-deserto8

Esses animais são primos dos bois – que você, certamente, conhece muito bem. Os Adax correram grande risco de extinção, mas continuaram resistindo.